1 – Redução do espaço destinado ao estoque
A industrialização deste processo reduz drasticamente o espaço destinado ao armazenamento de agregados e do cimento, além de reduzir o consumo de água dentro da obra. Em obras executadas em espaço reduzido, esta qualidade pode ser preponderante pela opção da industrialização.
2 – Maior controle de qualidade
É mais fácil controlar a qualidade em uma indústria que no canteiro de obra. Devido a presença de equipamentos ideais e mão-de-obra especializada a concreteira possui plenas condições de alcançar os padrões necessários para utilização do concreto.
O controle da umidade dos agregados, a quantidade correta de cimento, o alcance de resistência média do concreto mais próxima da resistência características e a melhor utilização de aditivos químicos são parâmetros simples para as indústrias envolvidas no processo.
3 – Responsabilidade pela qualidade do concreto
Outro ponto positivo para o empreiteiro é a responsabilidade pela qualidade do produto que a concreteira possui quando oferta o concreto. Ela é responsável por garantir a resistência e a trabalhabilidade informados em projeto, garantindo assim maior segurança para o construtor.
4 – Velocidade na concretagem
Pelo fato da concreteira ter a possibilidade de disponibilizar grande volume de concreto ao cliente, a concretagem pode ser realizada de maneira rápida e sem interrupções. O que gera elementos estruturais com maior qualidade, evitando juntas frias ao longo da peça.
Cuidados que você deve tomar
– É importante comprar o concreto de uma empresa que seja realmente confiável. Solicitando sempre ensaios que garantam a qualidade dos agregados utilizados e se possível certificações de qualidade e treinamento da mão-de-obra;
– Tenha cuidado com o transporte da usina até o canteiro de obra. Deve ser observado prazo máximo para que o concreto não seja descartado por iniciar o processo de cura. A simples adição de água para dar novamente a trabalhabilidade ao material deve ser evitada;
– Planeje com antecedência a quantidade de concreto necessário e o prazo para chegada dos caminhões em sua obra. Confirme com a concreteira a disponibilidade de caminhões betoneiras e dê preferência a empresas com trajeto facilitado até o canteiro;
– Sempre que possível faça uma visita à usina. Verifique, in loco, os bons procedimentos adotados pela empresa que você irá solicitar o concreto para sua obra;
– Procure fazer boas parcerias com concreteiras confiáveis. Não deixe de comparar sempre o custo benefício entre preço baixo e qualidade;
– Faça sempre o controle de qualidade interno do concreto que chega à sua obra. Retire os corpos de prova conforme a norma e faça o ensaio de slump antes de liberar o lançamento do material;
– Caso perceba que as características do concreto não estão conforme indicado em projeto e visualmente o material já apresenta processo de endurecimento não utilize o material. Privilegie sempre a qualidade;
Você já deve ter ouvido falar de projetos de arquitetura construídos em tempo recorde, a Global mix vai te contar o segredo: Paredes Pré-moldadas.
Tudo começa com o corte e solda de estruturas metálicas, feitas de acordo com as metragens do projeto arquitetônico. Elas serão as fôrmas das estruturas de concreto, despejado em mesas moldadeiras em uma fábrica. Mais tarde, essas fôrmas poderão ser reutilizadas, seguindo a tendência de industrialização da construção civil.
Nesse processo, todas as tubulações hidráulicas, elétricas, portas, janelas e esquadrias são consideradas e embutidas na estrutura.
A superfície passa por um processo de concretagem em vibração, que permite a desforma em 24 horas. Depois de seca, ela pode ser levada imediatamente para obra, para ser “montada” com guinchos, com painéis unidos por solda.
Após a solda, o imóvel pode ser utilizado imediatamente.
As aplicações são inumeráveis. Apesar de serem estruturas modulares, o concreto pré-moldado preserva sua liberdade arquitetônica, podendo ser moldado em diversas formas.
Mais utilizado em projetos residenciais e moradias populares (este último principalmente pelo potencial de serialização da construção) nada impede que o concreto pré-moldado estruture edifícios residenciais e industriais de qualquer proporção.
A resistência natural das paredes multilamelares aguentam desastres naturais como furacões e terremotos.
E para quem se preocupa com acabamento, o concreto pré-moldado não oferece nenhum tipo de restrição. A pintura pode ser feita por imersão nas fábricas ou na própria parede, com gesso e massa corrida.
Revestimentos, pisos, papéis de parede etc. Podem ser aplicados sem problemas.
Rapidez, custo-benefício, baixa perda de materiais, personalização, resistência e durabilidade. Tudo parece contar a favor do concreto pré-moldado e painéis multilaminares.
fonte: Hometeka